Últimas Notícias
  30/10/2017
Projeto de Lei que institui a Campanha “Novembro Azul” em São Marcos foi aprovado


O objetivo é reforçar a Campanha que já existe em todo Brasil, no município. Segundo o projeto, ao longo do mês de novembro, serão realizadas campanhas de esclarecimentos, divulgação de material informativo e conscientização em espaços públicos.

O Projeto, de autoria da Vereadora Patrícia Camassola Tomé, visa conscientizar cada vez mais os munícipes e principalmente os homens da importância de realizar os exames preventivos ao câncer de próstata.

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência em homens. As taxas de manifestação desse tipo são seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, na maioria dos casos a doença ocorre em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado desde o início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Para se ter uma ideia, no Brasil essa é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos de pessoas do sexo masculino.

A próstata é uma glândula que fica situada abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua função é produzir aproximadamente 70% do sêmen, representando um papel fundamental na fertilidade masculina.

A partir dos 50 anos, todos os homens devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são: dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, entre outros.

Foto: Raiane Martininghi - assessoria de imprensa




 




 
00 0