Últimas Notícias
  19/12/2017
Dezembro Laranja será instituído em São Marcos


De autoria da Vereadora Patrícia Camassola Tomé, a Campanha Dezembro Laranja é de prevenção ao Câncer de pele.

O projeto tem a finalidade de alertar a população sobre o tipo mais comum de câncer no Brasil, o da pele. O Câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, anualmente, cerca de 180 mil novos casos. O câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, essas células se dispõem, formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Além destes, melanoma é o tipo mais agressivo. Apesar de o câncer de pele estar entre os mais comuns, é o único que pode ser evitado, tomando cuidados simples de proteção, como usar o protetor solar, boné, entre outros.

O câncer pode se assemelhar a pintas na pele, eczemas ou outras leões benignas. Por isso é importante conhecer a sua pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer de pele.

A campanha contra o câncer de pele existe desde 1999 no país e será realizada em São Marcos, através do projeto da vereadora Patrícia, com o objetivo de divulgar materiais explicativos sobre a doença, além de palestras em escolas, clubes e associações com parceria de empresas do ramo privado e órgãos não governamentais.

A exposição intensa ao sol é o principal fator ambiental que causa melanoma cutâneo, por isso:
· Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio dia com maior intensidade de radiação UV; · Use protetor solar nas áreas expostas; · Use roupas adequadas de fibras naturais; · Use chapéu e óculos escuros; · Procure um médico para avaliar qualquer mancha persistente que mude cor e tamanho.

Foto: assessoria de imprensa | Câmara de Vereadores




 




 
00 0