Últimas Notícias
  19/12/2017
Projeto vai alterar símbolo que representa a pessoa idosa em placas utilizadas em espaços públicos


A vereadora Lourdes Silvana da Silva Nunes propôs em seu projeto de lei n°22, alteração do pictograma que representa os idosos em todas as placas de atendimento ao público prioritário no município.

Segundo a justificativa do projeto, é constrangedor para os idosos, encontrarem placas que demonstrem sua total incapacidade. O atual pictograma representa uma pessoa com as costas curvadas e uma bengala.

O novo símbolo foi escolhido depois da campanha nacional ser realizada na internet, para a mudança do símbolo que representa o idoso no Brasil. A ideia foi para substituir o atual símbolo, por algo mais moderno, de acordo com a realidade onde a maioria dos idosos hoje, continuam muito ativos depois de atingir 60 (sessenta) anos de idade, demonstrando higidez física e mental.

Além disso, a antiga imagem contribui negativamente para a manutenção de boa autoestima pelos idoso e pode estimular atitudes de preconceito ou discriminação contra eles em razão unicamente de sua idade mais avançada.

Os locais públicos onde serão feitas as alterações do pictograma são: supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, bares, lojas em geral, plantões de saúde e similares. Os estabelecimentos deverão alterar suas placas ou incluí-las nas suas dependências físicas no prazo de cento e oitenta dias, a partir da publicação desta Lei. No descumprimento desta lei, ficará o responsável sujeito a imposição de multa a que se refere o art. 3° da Lei 247/A do Código de Posturas Municipal.




 




 
00 0