Últimas Notícias
  19/12/2017
Vereadora tem projeto aprovado que institui o “Dezembro Vermelho” no município


De autoria da vereadora Maria Luci Girardello Casarotto, o objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos de se contrair o vírus HIV, causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Hoje se fala de AIDS com mais naturalidade. As novas medicações melhoram a qualidade de vida. No entanto, qualquer pessoa pode pegar HIV. A AIDS não tem cura, mas o diagnóstico precoce do HIV e o tratamento possibilitam que a doença não se desenvolva e a pessoa continue saudável. A vida e a sexualidade são dons de Deus, que precisam ser acolhidos e vividos com responsabilidade. Diagnóstico precoce é fazer o teste para saber se você tem ou não o HIV, mesmo que não apresente os sintomas da doença.

Houve um aumento absurdo dos casos de AIDS entre jovens nos últimos anos e, o principal motivo, é o comportamento sexual desses jovens, que se deixam levar pelo uso das drogas e compartilhamento de materiais que deveriam ser descartáveis, mas que acabam não sendo, como por exemplo, no uso de drogas injetáveis, onde muitas das vezes, dois ou mais parceiros acabam fazendo uso da mesma agulha, e o mais grava de tudo isso, é que muitos desses usuários acreditam que se pegarem o vírus é só tomar o remédio e tudo bem, esquecendo que estes remédios são para o resto da vida, e remédio esses, que podem trazer complicações através dos efeitos colaterais.

A campanha do “Dezembro Vermelho” visa a incorporação, no nosso município, de um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como para fomento à assistência, à proteção e à promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, na perspectiva de se alcançar uma maior conscientização e de se romper com as barreiras do preconceito que ainda existe contra esse segmento populacional.

Foto: Raiane Martininghi | assessoria de imprensa




 




 
00 0