03/12/2018

Moção de apoio é aprovada pela Câmara

A moção, de autoria da vereadora Luci Casaroto, visa apoiar o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

A agricultura familiar é de grande importância para nosso Estado, produzindo grande parte dos alimentos consumidos. Este segmento envolve 85,7% do total de estabelecimentos rurais e 74,4% do pessoal ocupado no campo. As cadeias produtivas vinculadas ao campo representam metade do PIB do Estado e as cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar representam 27% do PIB gaúcho.

Neste sentido, o Governo do Estado vem desenvolvendo políticas públicas que atendam às necessidades deste público. Assim, foi instituído o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, por meio do Decreto n°53.052/2016.

O programa, concebido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo juntamente com a EMATER/RS, visa ao desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando a geração de rena, permanência de jovens no campo, entre outros, tendo como ferramentas de apoio os programas e políticas públicas do Estado.

Também, em São Marcos, se busca um melhor nível de detalhamento dos custos de produção das principais cadeias produtivas. Aqui, a Emater vem desenvolvendo o Programa com acompanhamento de 35 famílias, objetivando os seguintes resultados:

- Gestão entre custos e lucros, lançamento de ganhos com venda da produção, controle da depreciação de máquinas e demais bens, aquisição racional de máquinas e veículos, avaliação dos alimentos produzidos na propriedade, implantação de saneamento básico, melhorias com jardinagem dos arredores da propriedade e capacitação dos jovens para que continuem com as referidas práticas.

Diante do exposto, a vereadora Luci solicitou que esta moção seja enviada ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto e também ao Chefe da Emater de São Marcos, Eri Zanella.