19/12/2018

Município terá 22 ruas pavimentadas através do Programa Avançar Cidades

Através de financiamento possibilitado pelo programa, 22 ruas serão pavimentadas, totalizando 5km.

Após ida a Brasília, o prefeito Evandro Kuwer, trouxe boas notícias aos são-marquenses. Entre os resultados positivos anunciados está a pavimentação de 22 ruas do centro, bairros e distrito de Pedras Brancas. Segundo Kuwer, esta verba concedida através do programa, vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos muitos felizes com a liberação de verbas para este programa, que vai melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes. Vamos amenizar o pó e o barro de muitas vias. São Marcos está entre os 10 municípios brasileiros que serão contemplados pelo Ministério das Cidades, no Avançar Cidades”, comenta.

Este programa tem como finalidade a mobilidade urbana, visando melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos. São Marcos demostrou interesse em fazer parte ainda em setembro de 2017, oportunidade em que foi enviada ao governo federal uma Carta Consulta. Posteriormente em novembro do mesmo ano aconteceu o pagamento da 1ª análise do projeto.

Conforme o andamento do cronograma, em fevereiro de 2018 o projeto foi entregue ao Ministério das Cidades. Já em maio, foi enviado o Projeto de Lei do Executivo n° 11/2018 que prevê a autorização a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 5.760.093,16. no âmbito do Programa “Avançar Cidades, Pro Transporte – Obras de Qualificação Viárias do Município de São Marcos/RS”.

No início de dezembro, houve a confirmação de que São Marcos será uma das primeiras cidades, em nível nacional, a ser beneficiada pelo Avançar Cidades.  O pagamento destas obras será realizada de forma gradativa. Com este financiamento, serão 22 ruas pavimentadas e com prazo máximo de dois anos para a realização das obras e o andamento das mesmas acontecerá conforme a liberação das verbas.

Através deste programa, o custo para os moradores será bem inferior ao sistema tradicional de pavimentação.

Confira as 22 ruas que serão beneficiadas com pavimentação:

- Rua Giácomo Rizzon - Bairro Centro

- Rua Vilso Delai - Bairro Centro