24/05/2019

Parlamento Regional realizará fórum para discussão das filas de espera por cirurgia no SUS

Câmara de Farroupilha sediou encontro mensal dos presidentes de câmaras da Serra Gaúcha.

Os presidentes de Câmaras da região serrana estiveram reunidos nesta quinta-feira, 23 de maio, na Câmara de Vereadores de Farroupilha.

A reunião foi presidida pela vereadora e presidente do Parlamento, Patrícia Camassola Tomé.

Uma das pautas do encontro foi a saúde. Após tratativas feitas na última reunião do grupo em abril, o Parlamento Regional realizará Fórum para discussão discussão sobre filas de espera por cirurgias no SUS. Segundo dados de 2015 colhidos pelo Parlamento Regional, há uma fila com cerca de 2 mil pessoas aguardando por esse tipo de cirurgia na Serra Gaúcha. O fórum será realizado em Caxias do Sul, no próximo dia 28 de junho, sexta-feira, às 14 horas. Para o evento, a organização buscará a participação de deputados, direções de hospitais, prefeitos, Governo do Estado, e população em geral para diagnosticar a saúde dos hospitais da Serra bem como os recursos previstos para os mesmos.

A segurança pública também foi pauta dos vereadores. Em julho, encerra curso da Brigada Militar onde 2 mil novos soldados estarão nas ruas. Destes, 90 estão em formação em Caxias do Sul. A previsão de formatura é para julho e diante disso, o Parlamento Regional, através de manifesto, solicitará que este número de soldados fique na Serra Gaúcha para patrulhamento oxtensivo nos municípios. Ainda na segurança pública, os vereadores de Ipê e Nova Roma do Sul sugeriram ao grupo para que seja feito um documento que repudie o fechamento de delegacias nestes municípios. A ordem de fechamento vem do Governo Estadual.

Estiveram presentes na reunião representantes de: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e São Marcos.

Assessoria de Imprensa,
Raiane Martininghi MTB 18874