10/06/2019

Rogério Paulo Zanol denominará Campeonato Municipal de Futsal Masculino 2019

Homenagem ao Dr. Rogério, como era conhecido, é de autoria do vereador Fulvio Pessini (MDB)

Projeto Lei do Legislativo n° 06/2019 denomina o Campeonato Municipal de Futsal Masculino 2019 de Paulo Rogério Zanol.

Conheça a biografia do homenageado:

Paulo Rogério mais conhecido como Dr. Rogério, cuidou da saúde de grande parte dos são-marquenses. Em São Marcos, constituiu sua família, fez amigos e construiu uma bonita relação com sua casa, a comunidade e com o município.

Nascido na cidade de Getúlio Vargas, filho de Amélia Teffili e Pedro Zanol. Além de seu irmão gêmeo, Sérgio, possui mais três irmãos. Família humilde, viam no trabalho e na educação a grande chance de uma vida digna. O trabalho árduo foi o que caracterizou essa geração.

Graduado pela Universidade de Santa Maria em 1979, Zanol começou a trabalhar antes mesmo de obter o diploma, como era curricular na época. Foi médico substituto na cidade de Caibaté e também quando conheceu sua esposa. Sua residência médica foi no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que também entra para seu histórico como a fase em que os médicos além de prestarem os atendimentos, dirigiam a ambulância durante os resgates.

Ainda, segundo ele, morou por quase dois anos de forma “clandestina” nos dormitórios do hospital, com o intuito de economizar para poder viajar até Caibaté, onde morava sua amada.

Já formado, mudou-se para São Marcos a convite do seu irmão mais velho, Volmar Zanol. Juntos e com os médicos Raimundo Pessini e Flavio Fontana, formaram assim o início de uma sociedade e estabelecendo a instalação da família no município.

Rogério e sua esposa Neiva tiveram quatro filhos, sendo eles Francine, Fabiane, Pedro Henrique e Paulo Ricardo.

Como anestesista e clinico geral da cidade, Rogério prestou seus serviços para a comunidade por quase 40 anos. Viu muita gente chegar e muitos partirem.

Além de médico, era amante do futebol, principalmente o futsal. De tanto amor sentido pelo esporte, formou seu próprio time, do qual tinha imenso orgulho e que assumiu por inúmeras vezes funções, os quais fizeram parte desta história e que, se estivesse aqui, faria questão de homenageá-los.

A paixão pelo futebol sempre o acompanhou, colecionou troféus e medalhas com grande carinho. Em sua casa, construiu um local onde deixava todos expostos, organizados em estantes. Nas formações de seus times, projetava o próprio uniforme. Mas, colorado de coração, as cores sempre acabavam no vermelho e branco. O legado do futebol se estendeu aos quatro filhos.

Rogério Paulo Zanol faleceu em 20 de março de 2017.