05/07/2019

Câmara aprova projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas LED em novos loteamentos

Projeto, de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé (MDB), dispõe sobre a obrigatoriedade do uso das lâmpadas de LED na rede de iluminação pública em novos loteamentos.

O Projeto de Lei n° 09/2019 de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé institui a obrigatoriedade para que novos loteamentos em São Marcos passem a utilizar lâmpadas de LED.

Segundo a autora, sabe-se que o gasto maior dos municípios é com iluminação, gerado por instalações em áreas públicas, como ruas e praças. Assim, é importante que os gestores públicos reflitam sobre a melhor forma de realizar seus investimentos, visando resultados positivos a curto, médio e longo prazo já que as lâmpadas de LED requerem uma menos manutenção e que sua vida útil é muito maior do que as lâmpadas comuns.

Cabe ressaltar que projetos de iluminação pública de loteamentos já aprovados pela Prefeitura, não serão obrigados a fazer uso das lâmpadas LED.

Os LEDs na iluminação pública geram mais conforto visual, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente. Esse tipo de tecnologia podemos obter altos índices de reprodução de cor, ou seja, mesmo de noite a iluminação é mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fato pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes em via pública.

Assessoria de Imprensa,
Raiane Martininghi Pelissari MTB 18874