10/07/2019

Espaço cultural levará nome de Padre Osmar João Possamai

O prédio da antiga Prefeitura receberá verba para restauração de sua estrutura e com isso se tornará um espaço cultural, conservando o patrimônio do município.

O projeto para denominação do espaço cultural, localizado no antigo prédio da Prefeitura Municipal é de autoria dos vereadores da Bancada do MDB, Cesar Scodro, Iraci Magrin, Maria Ivana Polo e Patrícia Camassola Tomé.

Conforme a justificativa apresentada, um dos motivos para denominar este local de Padre Osmar João Possamai é de que ele sempre esteve atentado em preservar a história de São Marcos. Escreveu cinco livros e colaborou em diversos artigos. Ele deu início ao acervo que se transformou em Museu Paroquial. Padre Osmar sempre foi muito presente na comunidade e também muito querido por todos os são-marquenses. Na maior parte de sua vida, exerceu ao Ministério sacerdotal.  Padre Osmar, como era conhecido, faleceu em setembro de 2016, aos 75 anos de idade.

O local receberá verba para revitalização em breve. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Confira a biografia do Padre Osmar João Possamai:

Osmar João Possamai nasceu em Coronel Pilar, à época município de Garibaldi, no dia 14 de agosto de 1941. É filho de Santo Natal Possamai e Sabina Gandini Possamai.

O desejo de ser padre nasceu de sua admiração pelo Pe. Luis Simonaggio que atuava em Coronel Pilar. Quando manifestou aos pais a vontade de ser padre os pais, lhe disseram: “se fores padre, que sejas como o padre Luis Simonaggio”.

Assim, aos treze anos entrou para o Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde fez o admissão, o ginásio e o científico. Posteriormente foi para Viamão onde cursou filosofia e teologia.

O jovem Osmar foi ordenado sacerdote em 05 de julho de 1968 na sua terra natal, Coronel Pilar, pelo bispo dom Benedito Zorzi.

Recém ordenado foi designado para atuar em São Marcos, auxiliando o Mons. Henrique Compagnoni e o Pe. Pedro Rizzon.

Nos primeiros anos de apostolado atuou fortemente junto a juventude organizando grupos de jovens, jogando futebol, apresentado teatro, cantando e alegrando as crianças com o seu calhambeque, modelo A.

Junto com o Pe. Davi Piccoli organizou a festa de Nossa Senhora Aparecida e dos motoristas e empenhou-se na construção da atual Igreja Matriz.

Em 1983, Dom Paulo Moreto solicitou sua colaboração na pastoral vocacional e pe. Osmar passou a atuar na promoção vocacional, no seminário Nossa Senhora Aparecida e no Seminário São Lucas (ximango) em Viamão. Grande incentivador das vocações sacerdotais encaminhou ao seminário dezenas de padres.

Em 1994 Pe. Osmar voltou para São Marcos, tendo aqui permanecido até sua morte (ocorrida em 20/09/2016). Neste período também atou como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Criúva (Caxias do sul).

Sua vida foi exemplo de trabalho, disposição e alegria. Não tinha o hábito de mandar fazer, tomava a dianteira e ia fazendo, atraindo assim muitos outros para juntos realizarem as diferentes tarefas. Assim participou da construção de 17 igrejas, várias delas arquitetadas por ele mesmo, muitos salões de comunidade, praças, jardins, remodelação do monte calvário e muitas outras obras. Gostava de cantar, tocar gaita e pescar.

Além de diversos artigos, escreveu seis livros resgatando a história do município de São Marcos, de Coronel Pilar, do Hospital São João Bosco, da festa dos motoristas, dos museus. Organizou os dois museus da paróquia, o primeiro dedicado a objetos sacros e o segundo a história dos indígenas que povoaram nossa região.

Padre Osmar sempre se relacionava muito bem com todos, mas dedicou especial atenção aos motoristas, aos agricultores, aos negros, aos indígenas e aos pobres.

Dedicou-se muito à catequese, às vocações sacerdotais, à organização de grupos de famílias e a campanhas pela preservação dos nossos rios e águas.

Em 1984 recebeu do poder legislativo municipal o título de cidadão são-marquense.

Assessoria de Imprensa,
Raiane Martininghi Pelissari MTB 18874