13/02/2020

Projeto Crescimento da AMSM será homenageado pelos seus 25 anos

O Requerimento de Sessão Solene é de autoria dos vereadores da Bancada do MDB.

O Projeto Crescimento, idealizado pela Associação dos Motoristas São-Marquenses, e que ao longo do ano contribuiu de forma efusiva para o desenvolvimento do esporte no município de São Marcos será homenageado pela Câmara de Vereadores pelos seus 25 anos de atividade.

Confira o histórico abaixo:

A Associação dos Motoristas São-Marquenses é um clube recreativo, social e esportivo localizado em nosso município. Fundada em 25 de julho de 1980, a partir da necessidade de unir os motoristas e suas famílias, proporciona lazer, possui uma completa infraestrutura que promove a convivência social e estimula as práticas esportivas. O primeiro grande objetivo da entidade era de defender os interesses dos motoristas São-marquenses.

Tem como Missão incentivar a prática esportiva, a cultura e o lazer, em um ambiente agradável e inovador, proporcionando a integração entre os associados e a comunidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto nasceu, em 1995, o Projeto Crescimento.

Foi implantado na diretoria biênio 1995/1996 que tinha como Presidente: Eduardo Michelin, Vice-presidente, Isaac Mussatto e como Diretor de esportes Geraldo Sandri.

O Projeto Crescimento propicia o desenvolvimento de habilidades desportivas e também engloba a inclusão social entre crianças e adolescentes. No início eram oferecidas duas modalidades: futsal e vôlei.

Com o passar do tempo, uma necessidade de aperfeiçoar as escolinhas foi identificada, devido à grande procura por crianças que desejavam ingressar em uma entidade séria e promissora na área esportiva. Professores com formação na área esportiva foram contratados e iniciou-se um acompanhamento no rendimento escolar dos alunos, com a exigência da apresentação do boletim escolar. Desta forma, os alunos eram incentivados a desenvolver suas potencialidades, por isso, foram criadas equipes para competição. Assim, as crianças despertam o interesse em se tornarem grandes atletas. Com a consolidação desse trabalho, foram conquistados diversos títulos regionais e estaduais no futsal. Em 2006, o projeto voltou-se para a comunidade trabalhando na inclusão de crianças que não tinham oportunidade e nem acesso a uma prática esportiva orientada. Com essa iniciativa, as portas do Clube foram abertas para os alunos de escolas municipais e também da APAE.

A comissão de pais sempre teve papel fundamental no processo e até hoje atua com muita dedicação para manter todas as modalidades envolvidas.

As modalidades esportivas oferecidas pelo Projeto Crescimento e pelo departamento de esportes são:

• Futsal
  • Natação
  • Hidroginástica
  • Tênis
  • Taekwondo
  • Vôlei
  • Projeto Viva+
  • Spinning
  • Treinamento Funcional
  • Ballet
  • Judô
  • Yoga
  • Ginástica artística

Em 2019 o Projeto Crescimento da AMSM teve novidades, passou a expandir seus horizontes e realizar treinos fora das dependências da AMSM: criou-se o Projeto Crescimento na Escola. Visando a socialização e educação através do esporte, o Projeto Crescimento da AMSM ministra aulas e treinos de diversos desportos dentro das escolas de nosso município. Partindo do princípio em que se envolver com o esporte é um bom caminho a ser seguido para a formação do cidadão, a AMSM faz sua parte incorpora seu trabalho de uma maneira mais próxima à comunidade. Com essa iniciativa o Projeto Crescimento vem trazendo muitas alegrias para as crianças e adolescentes, contribuindo, assim, com a formação de uma comunidade mais justa e leal.

Nesses 25 anos do Projeto Crescimento muito se conquistou, mas o objetivo maior e o mais importante é o trabalho desenvolvido. É a oportunidade que as pessoas têm de aprender, participar e conviver com espírito esportivo e disciplina, e poder levar para a vida.

Em breve a Câmara de Vereadores estará divulgando a data da Sessão Solene.

Juliane Spigolon | MTB 19770