13/02/2020

Gráfica Benato será homenageada pelos seus 50 anos

O Requerimento de Sessão Solene é de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé

A Empresa Gráfica Benato e Editora Ltda., será homenageada pela Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos de atividade, sendo pioneira no ramo da indústria gráfica no município de São Marcos.

Confira abaixo o histórico da empresa:

Em 1968 os senhores Raymundo Pessini e José Augusto Pessini, adquiriram uma tipografia completa, da cidade de Venâncio Aires e a instalaram em São Marcos.

Posteriormente, em 02 de janeiro de 1970 essa tipografia foi adquirida por Ironi João Benato e Eliena Maria Soldatelli Benato onde então iniciaram as atividades como Gráfica Benato LTDA.

Na época trabalhava-se com tipos móveis, as montagens eram manuais, letra por letra, bem como as impressões, cada folha de papel era colocada nas máquinas por um operador.

Foi a primeira indústria Gráfica de São Marcos. Não havia mão de obra na cidade, cada trabalhador era treinado desde o início, sem ter noções, devido ao caráter inovador que essa atividade trazia ao município.

Com o passar do tempo novas formas de impressão foram surgindo e novos equipamentos foram substituindo as composições manuais.

Empresa familiar desde a sua fundação, os filhos faziam parte do quadro de colaboradores até que em 2004 os proprietários, Ironi e Eliena, a passaram para os filhos.

Nessa época já tinham sido inseridas na gráfica outras tecnologias de criação digital e impressão como offset e impressões a laser.

Nos dias atuais a empresa possui equipamentos de ponta e mão de obra qualificada e constantemente atualizada, contando com nove colaboradores.

Oferece aos seus clientes toda a linha de impresso comerciais e personalizados, rótulos, xerox, encadernação, catálogos, calendários, cartões, adesivos, carimbos, folders, flyers, formulários diversos, convites, envelopes. Além de criação de artes para mídias sociais e materiais online.

Atualmente a empresa denomina-se Benato Gráfica e Editora LTDA., e é administrada pela filha do casal fundador, Fernanda Benato Boff e seu marido Juliano Raul Boff.

Em breve a Câmara de Vereadores estará divulgando a data da Sessão Solene.

Juliane Spigolon | MTB 19770