conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

30/03/2020

Instituída a Política de combate à Obesidade e ao Sobrepeso de adultos e crianças no município

O Projeto de Lei nº 06/2020 é de autoria do vereador José Airton Muller.

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na Sessão Extraordinária da última sexta-feira, dia 27, foi aprovado o projeto que institui a Política de combate a obesidade e sobrepeso de adultos e crianças no município de São Marcos.

A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais. O risco aumentado de mortalidade e morbidade associado à obesidade tem sido alvo de muitos estudos que tentam elucidar os aspectos da síndrome X como consequência da obesidade. Esta síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas, como resistência à insulina, hipertensão e dislipidemia.

O aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo.

Os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar adequada e redução no gato calórico diário, em adultos e crianças estão se apresentando como uma epidemia global. Nas últimas décadas duplicou a incidência da obesidade entre as crianças e adolescentes.

Sendo assim, este projeto tem como finalidade implementar ações eficazes para a redução de peso, o combate à obesidade, adulta e infantil, e à obesidade mórbida da população são-marquense. Como por exemplo: o combate à obesidade infantil na rede escolar; a utilização de locais públicos, tais como parques, escolas e postos de saúde para implementação da política de combate à obesidade; a promoção de campanhas; o direcionamento especial da política às comunidades que registrem baixos índices de pobreza e desenvolvimento econômico social; entre outros.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Juliane Spigolon | MTB 19770