15/09/2020

Projeto concede o título de Cidadão São-Marquense a Valmir Navarini

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 14, foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2020, de autoria da vereadora Maria Luci Girardello Casarotto (PP) que concede o título de cidadão São-Marquense ao Sr. Valmir Navarini em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade de São Marcos.

Confira a biografia de Valmir Navarini:

Valmir Navarini nasceu no município de Cacique Doble/RS em 19 de outubro de 1960, sendo filho de Pedro Navarini e Tereza Culcenti, ambos agricultores. Trabalhou na agricultura até os dezoito anos juntamente com seus cinco irmãos.

Estudou na Escola Rural Paulo Vilaverde, em São Luís Rei, 2º Distrito de Cacique Doble, até completar o Ensino Fundamental.

Em 1978, iniciou sua vida profissional trabalhando na empresa Melson Tumelero, em Caxias do Sul. No mesmo ano, ingressou na Brigada Militar, no 12º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Kayser, em Caxias do Sul.

De março a novembro de 1980, participou de curso de formação de Soldado da Polícia Militar, período em que também frequentou curso de informações turísticas no Centro de Formação Profissional Senac de Caxias do Sul.

Em 27 de novembro de 1980, foi transferido para o 3º Grupo de Polícia Militar de São Marcos.

Já no município, conheceu Irma Angela Polidoro, com quem se casou em 13 de março de 1983, e desta união tiveram dois filhos: Graziano e Thaís Navarini. E também uma neta, a Gabriely Ceribola Navarini.

No ano de 1996, recebeu a medalha de Serviço Militar na categoria bronze.

Em 2002, foi festeiro na festa da Capela da comunidade Sagrada Família, no bairro Polo.

Em 08 de dezembro de 2003, foi transferido para a reserva remunerada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul como 2º Sargento da polícia Militar Inativo.

Nos anos de 2010 e 2011, fez parte da Comissão da Capela da Comunidade Sagrada Família.

De 2013 a 2016, trabalhou na prefeitura Municipal de São Marcos, exercendo a função de Dirigente de Equipe.

Em 2020, Valmir completa 40 anos de residência em São Marcos. Ao longo de sua vida profissional, se destacou pela competência, dedicação e empenho, tanto que recebeu merecida homenagem da Brigada Militar em razão dos relevantes serviços prestados àquela instituição, entidade de fundamental importância para a proteção e segurança da sociedade gaúcha.

Valmir também teve atuação destacada no âmbito social e espírito comunitário, pois dedicou parte de seu tempo, de forma voluntária, em favor da comunidade do bairro Polo, onde reside.

Sua trajetória, que aqui se estabeleceu há quarenta anos, constituiu sua família e teve marcante atuação em nossa comunidade, o faz merecedor desta homenagem.

A entrega do título será feita em Sessão Solene a ser realizada no decorrente ano, ou, não sendo possível a homenagem será realizada no ano de 2021.

Juliane Spigolon | MTB 19770