Portal Destaque

13/10/2021

Legislativo envia Moção de Apoio a Projeto que institui a Bolsa de Formação Musical

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, dia 13, foi aprovado pelos vereadores por unanimidade a Moção de Apoio nº 17/2021, de autoria da Vereadora Patrícia Camassola Tomé, subscrita por todos os vereadores, ao Senador Fernando Collor (Pros-AL) pela autoria do Projeto de Lei nº 2980, de 2021, que Institui a Bolsa de Formação Musical.

A Bolsa de Formação Musical, destinada aos estudantes de música de famílias economicamente carentes, entre 10 e 19 anos, busca garantir e incentivar a aprendizagem e a prática musicais, trazendo benefícios para eles mesmos e para a coletividade.

A aprendizagem da música tem efeitos destacados na formação de crianças e jovens. Arte que mobiliza as camadas mais profundas da psique humana, a música exige, também, dedicação e atenção desenvolvidas e direcionadas para a finalidade estética, a qual só se completa pela comunicação com os ouvintes. Englobando emoção e intelecto, disciplina e inspiração, o mundo interior e o mundo exterior da técnica, da comunicação e da cultura, a música enriquece as pessoas e a realidade social de um modo incontestável.

Entre os consistentes benefícios da educação musical, podemos destacar aspectos sensório-motores, emocionais e sociais, cognitivos e culturais, além dos aspectos propriamente artísticos. Os estudantes de música são estimulados a adquirir capacidades como concentração intelectual e coordenação motora, criatividade e percepção artística. O caráter coletivo da prática musical e o desenvolvimento da expressão individual resultam em maior autoestima e autonomia pessoal, ampliando, ademais, a capacidade de socialização dos musicistas no ambiente de ensino e no dia a dia. É comum a melhora do rendimento na aprendizagem de outras disciplinas.

A justificativa da matéria enfatiza a utilização do ensino da música como meio de inclusão social. Pode-se dizer que, nesse caso, os ganhos já apontados tendem a se multiplicar na medida em que são oferecidas condições de aprendizagem e desenvolvimento musical para jovens que dispõem, em suas famílias, de reduzido acesso aos recursos econômicos e culturais.

A Moção será enviada ao Senador Fernando Collor e ao Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

Juliane Spigolon | MTB 19770